quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Retrospectiva


E então, 2008 foi como um sonho bom. Melhor dizendo, foi um ano em todos os pedidos feitos na virada do ano se realizaram. E isso não é bom? Se essa é a hora de fazer retrospectivas, segue então, a minha, que vem cheia de sorrisos e boas vibrações.

Neste ano me formei, distribuí meus santinhos que, na primeira frase diziam: Enfim, Relações Públicas! Um clichezinho que só quer dizer o quanto é bom e prazeroso concluir algo tão importante e, como é bom, a cada dia, se sentir como gente grande, muito maior do que meu 1,60m!

Enquanto acertava os preparativos da formatura, papai deu um gás em outra grande etapa, aquela que motivou a criação deste blog, a viagem à Inglaterra e à saudosa Bournemouth.

É claro que eu estava morrendo de medo, estava angustiada, afinal o desconhecido parecia o monstro do armário, o bicho papão que ia me deixar durante longos seis meses fora de casa, longe dos vários pedacinhos de mim, minha família, queridos amigos... meu quarto estava sob ameaça de ser alugado para um ilustre desconhecido, promessa que foi feita pelas minhas melhores amigas com apoio da mamãe. Não seria fácil!

No começo não foi mesmo, mas o bicho papão foi sumindo, acho que ficou com medo de mim.

Fiz o que queria fazer. Visitei lugares que estavam muito distantes na minha imaginação e todas as vezes que eu pisava em um país diferente e me deparava com minhas aulas de história ou filmes ficava embasbacada e, muitas vezes sem palavras. Eu chorei ao pé da Torre Eiffel, observei cada pedacinho do Coliseu pra não esquecer mais, andei em um Campo de Concentração. Chorei de emoção, de medo, de amor, de raiva, de ciúme e de solidão. Virei patriota, disse que o Brasil é lindo e que eu amo a Amazônia mesmo sem ter chegado nem perto de lá. Senti saudade e, ai que saudade... Agora faço planos, quero muito mais. Quero viajar, porque o mundo é muito maior, ainda há muito o que ser visto.

Hoje tenho amigos, literalmente, do outro lado do mundo e pouco me importa se voltarei a vê-los um dia, o que nós vivemos juntos foi emoção para uma vida, um curso intensivo de cultura e respeito pelas diferenças. Não vou ser hipócrita a ponto de dizer que todas as relações eram bacanas, mas muitos estereótipos foram quebrados. Nem todo inglês é frio, nem toda muçulmana usa burca, os asiáticos não são todos iguais, turco é mão de vaca e por aí vai... e, não importa a nacionalidade, todos são seres humanos com inúmeras qualidades e fraquezas.

Só posso dizer que valeu a pena me arriscar, valeu porque hoje tenho muito mais, porque sei quem está comigo de verdade, aliás, as pessoas foram as melhores descobertas. Resta-me, então, agradecer aos personagens principais dessa minha história:

Mamãezinha e papai, por que foram eles que me deram asas, ou melhor, deram corda, porque eu estava lá mas era só eu dar uma puxadinha que parecia que eles estavam ao meu lado. À Lu e a Gugu porque sempre mandavam e-mails ou conversavam comigo no MSN, querendo novidades, mandando mensagens carinhosas. Tella porque me lembrou do tanto que essa (prima) amizade é especial. Tia Biça, por que continuou fofocando comigo, mesmo pela net e Juju por que me xigava quando eu não conversava com ela. Às minhas maridas, Preta e Mandinha, que não sumiram jamais, discutiam a nossa relação e alugaram o meu quarto ao final de tudo. Bunita, que casou e me convidou! Pri, que não deixou de visitar o blog e comentar! Por fim, Tio Xande, Bad, Theus, Fael que me divertiam sempre que tínhamos um tempinho para conversar.

A todos, um feliz ano novo, que os desejos se realizem!

Bjinhus e até!

Nenhum comentário: